Portal IFNMG - Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio

Publicado: Quarta, 04 de Julho de 2018, 15h35 | Última atualização em Quarta, 10 de Maio de 2023, 08h40

O Técnico em Edificações é o profissional que atua na área da construção civil, desenvolvendo e executando obras residenciais, comerciais e industriais, considerando as normas técnicas de segurança e saúde do trabalho e legislações específicas. Esse profissional poderá atuar na elaboração de estudos, medições e análises; na preparação de projetos, esboços e desenhos, utilizando ferramentas computacionais; atuar como desenhista projetista; elaborar projetos de arquitetura e de instalações prediais, tais como instalações elétricas, hidrossanitárias e incêndio, por meio da interpretação de normas técnicas e uso de softwares específicos.

Pode desempenhar outras funções como: gestão de obras; técnico de instalações prediais; coordenar e atuar na execução de várias etapas construtivas; liderar equipes, auxiliando o arquiteto ou engenheiro tanto no controle, como no planejamento da obra, propondo alternativas do uso de técnicas e materiais de construção, escolhendo aqueles que são mais resistentes, duráveis e econômicos; elaborar o planejamento, cronograma e orçamento necessários à escolha da melhor solução a ser adotada na ocupação do solo, tendo por premissa o aproveitamento racional de recurso, o respeito e a preservação ambiental, assim como a segurança dos trabalhadores envolvidos, contribuindo para o aumento da produtividade e da redução de custos, aliando a estes aspectos o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias para a construção de edificações.

O mundo do trabalho da construção civil é formado por vários segmentos: empresas públicas e privadas de construção civil, escritórios de projetos e de construção civil, canteiros de obras, fornecedores de suprimentos, empreiteiras, prestadores de serviços, incorporadoras, entre outros. Estas empresas se empenham na entrega de empreendimentos em prazos cada vez mais curtos, com menos desperdícios e maior qualidade. Portanto, buscam profissionais capacitados, comprometidos com a qualidade, a sustentabilidade e a compliance, desde a concepção do projeto à entrega do empreendimento, preparados a aliar custo, logística e equipe, que tenham controle do canteiro, evitando falhas, atrasos e retrabalho.

Dessa forma, o curso Técnico em Edificações do IFNMG – Campus Montes Claros visa preparar profissionais para atender à demanda do mundo do trabalho na área de Edificações, por meio da aquisição de competências relacionadas ao desempenho de atividades práticas, preparando-os para o exercício crítico e competente em seu campo de atuação profissional.

O Curso Técnico em Edificações integrado ao Ensino Médio é feito em três anos, em período integral, totalizando 3500 horas de componentes curriculares obrigatórios, 180 horas de estágio supervisionado obrigatório e 60 horas de atividade complementar (não obrigatória), podendo totalizar 3740 horas de formação. Ao completar todos os componentes curriculares obrigatórios com êxito e fazer o estágio supervisionado, o aluno receberá o Diploma de TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO.

Ao concluir o curso e ser aprovado, o aluno receberá um certificado reconhecido pelo MEC com validade nacional e estará apto a se credenciar junto ao Conselho Federal dos Técnicos Industriais e obter seu TRT (Termo de Responsabilidade Técnica).

IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

NOME DO CURSO: Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio
MODALIDADE: Integrado
ANO DE IMPLANTAÇÃO: 2020
HABILITAÇÃO: Técnico em Edificações
LOCAL DE OFERTA: Campus Montes Claros
TURNO DE FUNCIONAMENTO: Diurno
FORMA DE INGRESSO: Processo seletivo do IFNMG
REQUISITOS DE ACESSO: Será permitido o acesso aos alunos que já tenham concluído o Ensino Fundamental – obedecendo o disposto no Decreto 5154/04, art. 4o, § 1o, inciso I
NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS: 40
PERIODICIDADE DE OFERTA: Anual
DURAÇÃO DO CURSO: 3 anos
CARGA HORÁRIO TOTAL: 3680
CONTATOS DA COORDENAÇÃO DE CURSO: 2103-4191
Coordenadora do curso: Cabriella Novello de Andrade (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Coordenador Adjunto: Geraldo Viegas Vargas (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Técnico de laboratório: Gabriel Davi Fonseca Souto (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

http://www.ifnmg.edu.br/arquivos/2011/pdf.gif PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO 2022

http://www.ifnmg.edu.br/arquivos/2011/pdf.gif Horários do Ano Letivo 2023

http://www.ifnmg.edu.br/arquivos/2011/pdf.gif Calendário Escolar 2023

http://www.ifnmg.edu.br/arquivos/2011/pdf.gif PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO 2020

http://www.ifnmg.edu.br/arquivos/2011/pdf.gif MATRIZ CURRICULAR

pdf RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR

 
Fim do conteúdo da página