Portal IFNMG - Técnico em Eletrotécnica Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Segunda, 13 de Dezembro de 2010, 08h58 | Última atualização em Segunda, 24 de Abril de 2023, 15h33

TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

 

O curso Técnico em Eletrotécnica é integrante do eixo Controle e Processos Industriais. O profissional nele formado possui diversas possibilidades de atuação, como em concessionárias de energia elétrica, prestadoras de serviço, indústrias em geral, nas atividades de manutenção e automação, indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos, podendo atuar também como autônomo, fazendo parte de suas atribuições: instalar, operar e manter elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Participar na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações. Atuar no planejamento e execução da instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. Aplicar medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas. Participar no projeto e instalar sistemas de acionamentos elétricos. Executar a instalação e manutenção de iluminação e sinalização de segurança.

 

O aluno do curso, concebido como sujeito do processo da aprendizagem, participará do desenvolvimento de projetos e atividades científico-culturais. Na condução das atividades pedagógicas, serão privilegiados os processos dialógicos, visando o desenvolvimento da capacidade de verbalização e argumentação, de forma a favorecer a formação do cidadão crítico, apto a se posicionar e participar das questões sociais, notadamente daquelas relacionadas a sua área de atuação.

 

 IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

 

NOME DO CURSO: Curso Técnico de Nível Médio em Eletrotécnica

MODALIDADE: Concomitante/Subsequente – Presencial

ANO DE IMPLANTAÇÃO: 2010

HABILITAÇÃO: Técnico em Eletrotécnica

LOCAL DE OFERTA: Campus Montes Claros

TURNO DE FUNCIONAMENTO: Noturno

FORMA DE INGRESSO: Processo seletivo

REQUISITOS DE ACESSO: Para a forma de oferta Concomitante - estar regularmente matriculado(a) no 2º ou 3º ano do ensino médio, para a Subsequente - ter concluído o Ensino Médio.

NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS: 40

DURAÇÃO DO CURSO: 1.476,67h

http://www.ifnmg.edu.br/arquivos/2011/pdf.gif MATRIZ CURRICULAR

http://www.ifnmg.edu.br/arquivos/2011/pdf.gifRESOLUÇÃO CS Nº 3 2010

pdf PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO

 

 Coordenador do Curso: Profa. Patricia Teixeira Sampaio (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Fim do conteúdo da página