Portal IFNMG - Portal IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Abertas inscrições para seleção de alunos para cursos técnicos e superiores gratuitos

Publicado: Quarta, 01 de Outubro de 2014, 10h31 | Última atualização em Quarta, 01 de Outubro de 2014, 10h35

Foram abertas hoje, dia 1º, as inscrições para o 1º Processo Seletivo e 1º Vestibular 2015 do IFNMG. São ofertadas um total de 1.880 vagas para cursos técnicos e superiores gratuitos, em nove cidades.

As inscrições seguirão até o dia 31 de outubro, somente por meio deste portal eletrônico. Para o Processo Seletivo, os candidatos deverão pagar taxa de R$ 15,00; os candidatos ao Vestibular pagarão taxa de R$ 35,00. Poderão solicitar isenção dessas taxas, até o dia 13 de outubro, pessoas oriundas de famílias de baixa renda ou que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. O formulário para solicitar a isenção também está disponível neste portal eletrônico.

O Instituto disponibiliza computadores e acesso à internet, em seus câmpus, para os candidatos realizarem as inscrições, durante os dias e horários previstos nos editais.

As provas do Vestibular, acontecerão no dia 30 de novembro, domingo, e as do Processo Seletivo, no dia 14 de dezembro, também domingo.

Vagas

O Processo Seletivo é realizado para seleção de estudantes para cursos técnicos presenciais, ofertados nas modalidades integrado ao ensino médio, concomitante (para quem está na 2ª ou 3ª série do ensino médio) e subsequente (para quem já concluiu o ensino médio).

Uma das novidades desta edição do Processo Seletivo é a oferta de vagas para as primeiras turmas de cursos técnicos em duas novas unidades do IFNMG: Câmpus Teófilo Otoni e Câmpus Avançado Janaúba. Além deles, também ofertam vagas para cursos técnicos presenciais, para entrada no primeiro semestre de 2015, os câmpus Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas. Os cursos técnicos são: Administração, Agropecuária, Agroindústria, Edificações, Eletrotécnica, Enfermagem, Informática, Informática para Internet, Meio Ambiente, Química, Segurança do Trabalho e Zootecnia.

Já o Vestibular selecionará estudantes para preencher metade das vagas disponíveis para cursos superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Câmpus Almenara; Administração e Tecnologia em Gestão Ambiental, do Câmpus Araçuaí; Administração, Tecnologia em Produção de Grãos, Tecnologia em Gestão Ambiental e Agronomia, do Câmpus Arinos; Ciência da Computação e Engenharia Química, do Câmpus Montes Claros; Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Tecnologia em Produção de Cachaça e Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática, do Câmpus Salinas. Além dessas, todas as vagas para o curso de Agronomia do Câmpus Almenara também serão preenchidas via Vestibular.

Sisu

A outra metade das vagas ofertadas para os cursos superiores citados acima e todas as vagas disponíveis para os cursos superiores do Câmpus Januária, para o primeiro semestre de 2015, serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC).

Só poderá aderir à próxima edição do Sisu quem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, cujas provas acontecem nos dias 8 e 9 de novembro. Isso porque a seleção feita pelo Sisu baseia-se nas notas que os candidatos obtêm no Enem. O calendário do Sisu será definido e divulgado, oportunamente, pelo MEC.

Cotas

Tanto para o Processo Seletivo quanto para o Vestibular, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reservará 50% das vagas para estudantes vindos da rede pública de ensino, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao estado de Minas Gerais.
Além disso, 5% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência.

Acesse:

- Link para inscrição, formulário de solicitação de isenção de taxa e demais documentos do Processo Seletivo
- Link para inscrição, formulário de solicitação de isenção de taxa e demais documentos do Vestibular