Portal IFNMG - Portal IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Em Diamantina, IFNMG discute implantação de novo câmpus com instituições locais

Publicado: Quarta, 09 de Julho de 2014, 10h50 | Última atualização em Quarta, 09 de Julho de 2014, 14h27

IMG 3236a

No final de junho, realizou-se reunião entre as equipes do IFNMG e da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), com a presença dos reitores de ambas as instituições, os professores José Ricardo Martins da Silva  e Pedro Angelo Almeida Abreu, respectivamente (foto).

Também participou do encontro o colaborador externo José Eustáquio Machado de Paiva (professor doutor, arquiteto e ex-diretor da Escola de Arquitetura da UFMG).

Foram discutidas ações que fomentem parceria entre as duas instituições de ensino federal em relação a extensão, ensino e pesquisa. Foram destacadas ações interinstitucionais no que se refere ao Plano Diretor, criado-se grupo de trabalho formado por equipe multidisciplinar com a finalidade de estabelecer metas, ações e definições sobre os eixos temáticos dos câmpus de ambas as instituições em Diamantina.

Por fim, ressaltou-se o potencial de Diamantina e região em relação à área da produção de biocombustíveis, geociências e a perspectiva da criação de um polo de estudos na área de aviação, em parceria com programas federais para a criação de novos aeroportos, bem como o auxílio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais.

IMG 3225a

Encontro com lideranças

Ainda no final de junho, o IFNMG participou de um encontro promovido pela Associação Comercial e Industrial de Diamantina (Acid), com vistas a sensibilizar as lideranças das diversas associações da cidade e região, provocando reflexões sobre as intenções de cursos a serem ofertados no câmpus que está em implantação em Diamantina.

Outra intenção do Instituto era empoderar os representantes da Acid sobre o que são os institutos federais, seu papel social e o processo de audiência pública. Na ocasião salientou-se, também, a relevância de programas desenvolvidos pelo IFNMG, como FIC (Formação Inicial e Continuada), Pronatec e Mulheres Mil.