Portal IFNMG - IFNMG lançará o Cajuí, o novo sistema acadêmico dos cursos superiores Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG lançará o Cajuí, o novo sistema acadêmico dos cursos superiores

Publicado: Quarta, 19 de Abril de 2017, 14h15 | Última atualização em Quarta, 19 de Abril de 2017, 14h39

Tela de acesso Cajuí

No dia 28 de abril, alunos e servidores do IFNMG conhecerão o novo sistema acadêmico que gerenciará o cadastro dos estudantes dos cursos de graduação: o Cajuí. O nome faz referência a um fruto pequeno e típico do cerrado, conhecido também como cajuzinho-do-cerrado ou cajuzinho-do-campo.

O diretor de Gestão de Tecnologia da Informação, Christopher Morandi, explica que o sistema recebeu esse nome como forma de homenagear as cidades onde estão localizados os campi do IFNMG e para refletir a cultura do Norte e Noroeste de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Toda a plataforma foi pensada e desenvolvida pela Pró-Reitoria de Ensino e pela equipe da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação do IFNMG. Simplicidade e usabilidade são os aspectos que definem o novo sistema, como explica Christopher: “As ferramentas do Cajuí foram criadas sob medida, a fim de atender as nossas necessidades, ou seja, as demandas de alunos, professores e servidores das secretarias acadêmicas. Trata-se de um sistema de fácil usabilidade, customizado da forma que o Instituto precisa”.

Painel Cajuí

De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino, as funcionalidades do Cajuí contribuirão de forma expressiva para a melhor integração entre os setores dos campi. “Permitirá, ainda, aos nossos alunos acesso às notas e mais facilidade no processo de solicitação de documentos, já os professores, terão um software ágil para realizarem o lançamento de notas, frequência e outros dados. Tudo isso por meio de uma interface rápida e prática”, analisa o diretor da Diretoria de Ensino, Wallas Siqueira Jardim, que já testou o novo sistema.

Progresso

A mudança está sendo realizada porque o Sagu - sistema que ainda está em funcionamento até o dia 27 de abril para os cursos superiores - não atende de maneira ágil e fácil as demandas da instituição. Tentamos adaptá-lo a nossa necessidade e realidade, mas concluímos que a melhor opção era desenvolver um software específico e que nos dê novas possibilidades”, esclarece o diretor de TI.

As discussões para definir os recursos do novo sistema começaram no ano passado e contaram com os servidores que atuam na Pró-Reitoria de Ensino e na Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação.

Por enquanto, o Cajuí vai atender somente os cursos superiores, mas a expectativa é que possa ser implantado também para os cursos técnicos. Treinamentos ainda serão oferecidos para os usuários que atuam nos registros acadêmicos.

O link do Cajuí será https://cajui.ifnmg.edu.br, que ainda não está ativo. Login e senha serão os mesmos dos outros sistemas para os servidores; para os alunos, os dados para acesso serão divulgados em cada Campus.

Fim do conteúdo da página