Portal IFNMG - IFNMG lança campanha de economia e sustentabilidade Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG lança campanha de economia e sustentabilidade

Publicado: Sexta, 03 de Março de 2017, 10h56 | Última atualização em Sexta, 03 de Março de 2017, 11h07

Quando se fala em meio ambiente, logo se pensa no termo sustentabilidade, que significa utilizar os recursos disponíveis na natureza sem comprometer as gerações futuras de também utilizá-los. Pensando nisso, o IFNMG lançará uma campanha que visa estimular ações simples, mas importantes para reduzir as despesas no Instituto e estimular uma consciência mais sustentável entre servidores, estudantes e comunidade.

A campanha está sendo elaborada tendo como base a rotina no Instituto. Os próprios servidores foram os protagonistas da campanha, por meio de peças publicitárias em que aparecem praticando uma ação sustentável.

Evitar usar copo descartável, desligar as luzes, ventiladores e aparelhos de ar-condicionado, economizar papel toalha nos banheiros e substituir documentos impressos por digitais sempre que possível são algumas das frentes da campanha, que começará a vigorar no Portal IFNMG e na página oficial do Instituto no Facebook a partir do dia 02 de março. O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que já está sendo usado na Reitoria do IFNMG também cumpre uma função sustentável, já que processos e documentos serão produzidos e compartilhados em meio digital, reduzindo, assim, a impressão de papéis.

Também foi elaborada a Cartilha de Economicidade, que objetiva incentivar o uso racional de recursos naturais no IFNMG. 

Consciência

“Muitos servidores e estudantes já reconhecem a importância da sustentabilidade. Queremos apenas reforçar o quão significativo são nossas atitudes no dia a dia, pois somos responsáveis por um futuro mais sustentável, sim. É preciso deixarmos de lado o pensamento equivocado de que nossas atitudes não são significativas”, argumentou o pró-reitor de administração do IFNMG, professor Edmilson Tadeu Cassani. 

A professora Bruna Castro Porto ,do IFNMG-Campus Salinas, é uma das que acredita que o futuro está nas nossas mãos. Durante suas aulas práticas, da disciplina de Tecnologia de Óleos e Gorduras, que compõe o projeto pedagógico dodo curso de Engenharia de Alimentos do IFNMG-Campus Salinas, desenvolveu uma atividade de produção de sabão com óleo já utilizado. “O objetivo foi despertar nos alunos o interesse pelo cuidado com o meio ambiente através da reciclagem do óleo usado em processos de fritura, evitando a degradação ambiental. Também teve o objetivo social, em que foi sugerida a arrecadação desses óleos como resíduos domésticos para elaboração de um produto comercial como o sabão”, esclareceu a servidora.

Redução do impacto ambiental

IMG 9003Para a professora, a reutilização de alimentos é de extrema relevância para reduzir o seu impacto ambiental, seja no menor uso de recursos naturais, seja no menor custo com a resolução da degradação ambiental causada por eles: “o descarte incorreto do óleo de fritura pode causar entupimento na rede de esgoto, contaminar rios e marés, causar morte de seres aquáticos e prejudicar a saúde e o bem-estar das próximas gerações”. 

O professor de Artes Jamerson Sério Passos Rezende, do IFNMG-Campus Salinas, concorda com a professora Bruna. “A reutilização desses produtos é importante por proporcionar um prolongamento da vida útil dos mesmos, o que diminui a compra em massa de novos produtos similares e, consequentemente, sua distribuição. Podendo, a longo prazo, impactar na fabricação deles em um nível mais global”, analisa o professor, que também colaborou com o projeto de produção de sabão.

Confira abaixo o primeiro banner a estampar o portal do IFNMG, feito a partir de foto tirada no Campus Januária pela Assessoria de Comunicação:

banner luz natural

 

Fim do conteúdo da página