Portal IFNMG - Publicado edital do Enem 2013; inscrições começam na próxima segunda-feira, dia 13 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

ícone pequeno site capa concurso prova


ícone pequeno site capa prova


ícone pequeno site capa vest prova

 

Início do conteúdo da página

Publicado edital do Enem 2013; inscrições começam na próxima segunda-feira, dia 13

Publicado: Quinta, 09 de Maio de 2013, 14h09 | Última atualização em Quinta, 09 de Maio de 2013, 14h09

Os candidatos a vagas na educação superior que pretendem participar da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem fazer a inscrição, exclusivamente pela internet, a partir de segunda-feira, 13, às 10 horas. O período se estenderá até as 23h59min do dia 27 próximo, de acordo com o horário oficial de Brasília. O edital do exame foi publicado nesta quinta-feira, 9.

Para os candidatos não isentos, a taxa de inscrição, de R$ 35, deve ser paga até o dia 29. Estão isentos os concluintes do ensino médio em 2013 matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisa pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou, como bolsista integral, em escola da rede particular. Por fim, estará isento aquele que se declarar integrante de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

As provas serão aplicadas em outubro, no sábado, 26, e no domingo, 27.

Sisu e certificação

O Enem, que avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.

Por meio do Sisu, o IFNMG seleciona os alunos que vão preencher parte das vagas disponíveis em seus cursos superiores. As demais vagas são preenchidas por meio de vestibular.

O Enem é também uma oportunidade de conseguir o certificado de conclusão do ensino médio para quem não teve a chance de concluir o curso na forma tradicional. Pessoas com mais de 18 anos podem fazer o exame também para obter essa certificação. Esse propósito deve ter sido indicado no momento da inscrição. O IFNMG é uma das instituições certificadoras que podem ser escolhidas para esse fim.

O edital da edição de 2013 do Enem foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 9, seção 1, página 70 a 83.

As inscrições devem ser feitas na página do exame na internet.

Fim do conteúdo da página